A utilização de robótica e inteligência artificial (IA) está a transformar a agricultura e as florestas, promovendo a inovação e aumentando a competitividade em diversos setores. O projeto GALIRUMI Horizon, concluído em 2023, desenvolveu robôs assistidos por satélite para controlo de ervas daninhas sem herbicidas, especificamente para a agricultura leiteira. Estes robôs, apoiados pelo sistema de navegação global europeu Galileo, têm como objetivo combater a erva daninha Rumex obtusifolius, conhecida como “erva-doca”.
Esther López, coordenadora do projeto GALIRUMI da ACORDE Technologies em Espanha, explica que a inspiração para o desenvolvimento dos robôs surgiu dos agricultores leiteiros que enfrentavam dificuldades com a invasão de ervas daninhas nas suas pastagens. A remoção manual das ervas é intensiva em mão-de-obra e, em sistemas de produção como a agricultura biológica, não é possível utilizar pesticidas químicos. A utilização de robôs reduz significativamente a necessidade de trabalho manual na remoção de ervas, diminuindo os custos associados à gestão de ervas daninhas e garantindo a qualidade e produtividade das pastagens.
O projeto GALIRUMI desenvolveu duas unidades de remoção de ervas daninhas com diferentes sistemas. A primeira utiliza choques elétricos de alta voltagem para eliminar as ervas, enquanto a segunda utiliza tecnologia de laser para destruir as folhas das ervas. Ambos os sistemas utilizam o Galileo para registar as localizações precisas das ervas identificadas, permitindo que o robô navegue diretamente para essas localizações e as elimine. Estes sistemas podem ser acoplados a qualquer robô ou trator para controlar a erva-doca.
As demonstrações de campo foram realizadas em colaboração com agricultores na Holanda, Dinamarca e França. Embora o projeto GALIRUMI tenha sido concluído em 2023, os parceiros do projeto na Universidade de Wageningen estão a trabalhar na melhoria dos robôs, incluindo a precisão da navegação e o desenvolvimento de um terceiro sistema de robô de tamanho médio com uma ferramenta de eletrocussão que requer aplicação única por temporada.
A robótica e a IA estão a revolucionar a agricultura e as florestas, facilitando operações precisas e permitindo que os agricultores e silvicultores se concentrem em tarefas de alto valor, melhorando a produtividade e promovendo a sustentabilidade. O seminário “Robótica e Inteligência Artificial na Agricultura e Florestas”, organizado pela Rede CAP da UE nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2025, destacou estas inovações e contou com a presença dos parceiros do projeto GALIRUMI.
Para mais informações sobre o projeto GALIRUMI e outras iniciativas de robótica e IA na agricultura e florestas, visite o portal de digitalização da EU CAPNetwork aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.