O SinFAP – Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil, sindicato representativo dos Sapadores Florestais do Município de Coimbra, decretou para dia 24 de abril, Greve Setorial com concentração à porta do Município de Coimbra pelas 10:00.
Convidamos todos os Sr.(ª) Jornalistas a estarem presente na concentração onde iremos fazer uma conferência de imprensa mais detalhada sobre a justificação desta ação de luta.
O SinFAP considera que a Greve é o último caminho a ser tomado numa ação de luta e nenhum trabalhador gosta de perder um dia de salário, mas onde não há respeito, há luta e nesse sentido avançamos com esta ação.
Ao longo de meio ano, o SinFAP tentou dialogar com Executivo Municipal no sentido de regularizar várias situações que dizem respeito ao trabalho desenvolvido pelos Sapadores Florestais do Município de Coimbra, no que se refere à Integração na Carreira Profissional de Sapador Bombeiro Florestal, conforme Decreto-Lei nº86/20219 de 2 de julho.
Ao contrário do que o Sr. Vereador Carlos Lopes, informou na reunião de câmara do dia 22 de abril, existe já uma Carreira Profissional que já é aplicada em vários Municípios, como por exemplo no Município de Montemor-o-Velho, a mesma que o Sr. Presidente do Município José Manuel informou o SinFAP que era aplicada aos Sapadores Florestais e que a mesma estava acima de qualquer parecer, uma vez que era Lei.
Desta forma o Executivo tem mentido a todos, aos Trabalhadores e à População, quando diz que não existe Carreira Profissional, também mente quanto à aplicação do Suplemento de Penosidade e Insalubridade (SPI) quando informou o SinFAP que estaria pronto para dar este suplemento aos Trabalhadores, quando na verdade não passou de mais uma mentira.
O SinFAP continuará a lutar pela reposição da Verdade e do Respeito aos Sapadores Florestais do Município de Coimbra.
Fonte: SinFAP