Em nome da Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora, venho por este meio renovar o convite para participar na sessão de discussão sobre Agrivoltaico que decorrerá na, no dia 29 de Maio pelas 10h00.
Chamamos a atenção que o local da sessão foi alterado para a Sala 115 do Colégio Espírito Santo, Évora.
Nesta sessão pretendemos juntar os atores mais relevantes do sector agrícola e discutir o papel que o agrivoltaico pode ter no desenvolvimento mais sustentável do país.
Consulte acima o programa do evento, no qual poderá confirmar a sua participação registando aqui os seus dados.
A Comissão Europeia refere que “a combinação da agricultura com a produção de eletricidade solar fotovoltaica – conhecida como agrovoltaica – em apenas 1% da superfície agrícola utilizada (SAU) da UE poderia ultrapassar os objectivos da UE para 2030 – 720 GWDC – para a produção de energia solar” (Comissão Europeia, JRC, Out. 2023).
Para o desenvolvimento da abordagem agrivoltaica em Portugal podem desde já identificar-se diversos desafios: a definição clara e concreta de agrivoltaico, assegurar a continuação da atividade agrícola e a manutenção das caraterísticas das terras, planear os sistemas Agrivoltaicos tendo em conta a energia, o rendimento das culturas, a biodiversidade e integração na paisagem, etc.
Com esta sessão pretendemos ouvir as entidades e os atores envolvidos no sentido de manter os agricultores e as comunidades rurais no centro da promoção do agrivoltaico e, ao mesmo tempo, garantir o seu benefício económico, ambiental e a segurança da propriedade.