A Algarve Wine Session, organizada pela Comissão Vitivinícola do Algarve, que teve lugar no passado dia 14 de outubro, no Hilton Vilamoura, revelou-se um verdadeiro sucesso, consolidando-se como um dos eventos mais marcantes do calendário enológico da região. O evento reuniu produtores locais, distribuidores, jornalistas e empresários da hotelaria e restauração, proporcionando uma experiência única e imersiva no mundo dos vinhos algarvios.
Com a participação de mais de 30 produtores de vinhos da região, a Algarve Wine Session destacou a excelência e a diversidade da produção vitivinícola local, com provas de vinhos, painel de discussão e duas masterclass para apreciadores de todos os níveis.
O ambiente acolhedor e sofisticado na sala Tejo do Hilton Vilamoura, foi o cenário perfeito para explorar os sabores distintos e a história por trás de cada rótulo.
Destaques do Evento:
- Prova de Vinhos: Mais de 100 vinhos de referência foram apresentados pelos principais produtores do Algarve, permitindo aos participantes descobrir as características únicas das castas locais, em especial, da casta nativa da região, a Negra Mole.
- Workshops Temáticos: Especialistas realizaram duas masterclass: “Degustar e Convencer” pelo Sommelier Miguel Martins e, “Vinho a Copo” por Miguel Gião do Bar Colombus de Faro.
- Painel de Discussão: Houve espaço para um painel de discussão com o tema: “Aumentar a oferta de produtos locais”, que contou com a participação de Sara Silva, Presidente da Comissão de Vinhos do Algarve, Fátima Catarina, Vice-Presidente do Turismo do Algarve, Helder Martins, Presidente da AHETA e Edgardo Pacheco, jornalista do jornal Público especialista em vinhos e gastronomia, este painel foi moderado pelo jornalista do Sul Informação, Hugo Rodrigues.
- Networking: O evento proporcionou um espaço para que produtores, distribuidores e consumidores estabelecessem contactos e discutissem o futuro da indústria vinícola na região.
Segundo Sara Silva, Presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve” A primeira edição do Algarve Wine Session foi um sucesso. Um evento que permitiu juntar num só lugar mais de 30 produtores, com os profissionais do sector da restauração e hotelaria da região. Foi uma iniciativa de grande valor para a região, permitindo abrir novas possibilidades de negócio para os produtores e canal horeca, com vista a maior presença dos vinhos do Algarve nas cartas de vinhos na região. É ainda de destacar o impacto bastante positivo para a notoriedade e posicionamento dos vinhos do Algarve. Estamos já a definir a 2ª edição, que seguramente trará muitas novidades e excelentes vinhos.” Os produtores locais, também expressaram satisfação com a adesão e o entusiasmo dos participantes.
Fonte: Comissão Vitivinícola do Algarve