Numa época marcada por conselhos alimentares contraditórios e preocupações crescentes com a saúde, um grupo de investigadores de renome, liderado pelo Professor Frederic Leroy da Vrije Universiteit Brussels, desenvolveu a Tabela de Nutrição. Este modelo pioneiro propõe uma mudança da narrativa convencional de “Dieta Saudável” para um conceito mais matizado de “Alimentação Adequada”.
Esta mudança realça a importância da qualidade dos nutrientes em vez de aderir a rótulos dietéticos demasiado simplistas, acomodando diversos contextos culturais e económicos com uma base em investigação científica sólida. A Tabela da Nutrição foi concebida para capacitar os indivíduos com os conhecimentos necessários para fazerem escolhas alimentares personalizadas e influenciarem futuras políticas alimentares.
Uma Estratégia Nutricional à Medida
A Tabela Alimentar distingue-se das diretrizes dietéticas de tamanho único, oferecendo uma abordagem personalizável e baseada em evidências. Centra-se em dois aspectos principais: a densidade nutricional dos alimentos, que analisa o equilíbrio dos nutrientes vitais, como as proteínas e os micronutrientes, em relação ao conteúdo calórico, e a extensão do processamento dos alimentos. Ler artigo completo aqui.
Fonte: APIC