Felizmente que ultimamente têm surgido mais vinhos tintos neste estilo elegante (e não simples), que a mim pessoalmente me tem agradado mais. A oferta pela parte dos produtores será cada vez maior.
Quando pedem a um enólogo para falar de dois vinhos, a tarefa não é fácil, inevitavelmente, começam a fervilhar vinhos no pensamento. Nós, enólogos, provamos muito vinho em várias e diferentes circunstâncias, para destacar dois terá de ser algo que realmente gostemos de beber, que é diferente de provar! De uma seleção final de cinco vinhos, acabei por escolher os dois que apresento de seguida.
Quintas do Homem Vale do Homem Loureiro 2021
Quintas do Homem é uma empresa familiar, em Vila Verde, na Região dos Vinhos Verdes. Nos 22 hectares de vinha dispostos no vale do Rio Homem, a aposta foi plantar castas da região, Loureiro, Arinto, Alvarinho, Padeiro, Espadeiro e Vinhão, que com a maestria da enóloga Ana Coutinho são transformadas em vinhos muito francos, todos a expressar e a respeitar a identidade das castas, um trabalho de precisão e dedicação. Fácil de perceber quando provamos o portefólio todo, todos diferentes, elaborados de modos distintos, fruto da experiência e ensaio constante da aguerrida Ana, exigindo sempre a pureza, finess e elegância.
Destaco o Vale do Homem Loureiro, um vinho […]