Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    zero

    Dia da sobrecarga chega 23 dias mais cedo a Portugal

    Sem compradores, 20 toneladas de morangos vão para o lixo no Algarve

    Chá de Vila do Conde chega às bocas do mundo

    Criadores de ovinos no Alentejo custam a escoar lã mas há “luz ao fundo do túnel”

    Lã ganha novo uso em recheio de edredões de empresa alentejana

    Árvores por detrás do creme de beleza de manteiga de karité encontram-se ameaçadas

    Autoridade de fiscalização alimentar timorense vai testar arroz Tum Tum

    arlindo cunha

    Cooperativas agrícolas precisam de se reinventar. Se desaparecem, vamos ter “uma hecatombe”

    As catástrofes climáticas repetidas criam um impacto psicológico que se agrava com o tempo

  • Opinião
    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

    Semear futuro

    Ricardo Dinis

    Solos que defendem: a importância da vida subterrânea na resiliência do montado

    José Palha

    Juntos somos mais fortes!

    José Martino

    +Cereais, não obrigado!

    luis caixinhas

    A Importância das Marcas de Ferros para Cavalos no Setor Equestre

    Manuel Cardoso

    Os azeites de Trás-os-Montes e do Douro

    José Martino

    Água que Une

    A Agricultura Familiar Biodiversa

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Sem compradores, 20 toneladas de morangos vão para o lixo no Algarve

    04/05/2025

    Chá de Vila do Conde chega às bocas do mundo

    04/05/2025

    Criadores de ovinos no Alentejo custam a escoar lã mas há “luz ao fundo do túnel”

    04/05/2025

    Corderos: las exportaciones siguen presionando al alza los precios

    04/05/2025

    El mercado de las canales de vacuno recupera actividad

    04/05/2025

    Árvores por detrás do creme de beleza de manteiga de karité encontram-se ameaçadas

    04/05/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    zero

    Dia da sobrecarga chega 23 dias mais cedo a Portugal

    Sem compradores, 20 toneladas de morangos vão para o lixo no Algarve

    Chá de Vila do Conde chega às bocas do mundo

    Criadores de ovinos no Alentejo custam a escoar lã mas há “luz ao fundo do túnel”

    Lã ganha novo uso em recheio de edredões de empresa alentejana

    Árvores por detrás do creme de beleza de manteiga de karité encontram-se ameaçadas

    Autoridade de fiscalização alimentar timorense vai testar arroz Tum Tum

    arlindo cunha

    Cooperativas agrícolas precisam de se reinventar. Se desaparecem, vamos ter “uma hecatombe”

    As catástrofes climáticas repetidas criam um impacto psicológico que se agrava com o tempo

  • Opinião
    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

    Semear futuro

    Ricardo Dinis

    Solos que defendem: a importância da vida subterrânea na resiliência do montado

    José Palha

    Juntos somos mais fortes!

    José Martino

    +Cereais, não obrigado!

    luis caixinhas

    A Importância das Marcas de Ferros para Cavalos no Setor Equestre

    Manuel Cardoso

    Os azeites de Trás-os-Montes e do Douro

    José Martino

    Água que Une

    A Agricultura Familiar Biodiversa

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Sem compradores, 20 toneladas de morangos vão para o lixo no Algarve

    04/05/2025

    Chá de Vila do Conde chega às bocas do mundo

    04/05/2025

    Criadores de ovinos no Alentejo custam a escoar lã mas há “luz ao fundo do túnel”

    04/05/2025

    Corderos: las exportaciones siguen presionando al alza los precios

    04/05/2025

    El mercado de las canales de vacuno recupera actividad

    04/05/2025

    Árvores por detrás do creme de beleza de manteiga de karité encontram-se ameaçadas

    04/05/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Trends '22

Tendências de inovação e consumo no setor agroalimentar em 2022

por Agroportal
21-02-2022 | 13:03
em Últimas, Comunicados
Tempo De Leitura: 9 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Com o avanço da vacinação e com o aligeirar das medidas de restrição, a página da pandemia parece estar prestes a ser virada. No entanto, este acontecimento excecional continua a moldar as tendências de consumo, com efeitos que irão continuar a repercutir-se no futuro.

A Covid-19, o seu impacto na economia e os movimentos locais e globais, fruto da pandemia, que ocorreram em 2020 e 2021, impactaram no comportamento, na atitude e valores dos consumidores.
Atento a estas tendências, o setor Agroalimentar está a adaptar-se aos novos tempos, com a indústria a trabalhar naquelas que são as inovações que irão marcar os próximos anos.

A convite da PortugalFoods, entidade gestora do cluster do setor Agroalimentar português, a consultora internacional especializada Mintel apresentou aquelas que vão ser as tendências de inovação a marcar 2022 e os anos vindouros. O estudo 2022 Food & Drink Trends é elaborado com base em inquéritos realizados aos consumidores nos diversos mercados mundiais, assim como a partir da identificação das tendências de inovação lançadas por marcas alimentares mundiais, deixando pistas para o que vem aí (what’s next), no futuro próximo.

Para 2022, são identificadas três megatendências:

EM CONTROLO

Estes são tempos ainda incertos, com as ameaças da precariedade e insegurança financeira a manterem-se no horizonte. Para contrabalançarem estes sentimentos, os consumidores procuram, cada vez mais, uma sensação de controlo sobre os mais variados aspetos da sua vida.

Numa época em que a desinformação impera e atenta contra a tomada de decisões conscientes e informadas, querem clareza, transparência, flexibilidade e alternativas de escolha que respondam às suas necessidades e circunstâncias individuais. Nesse sentido, as marcas alimentares devem ajudar os consumidores a tomarem decisões com confiança, que protejam a sua saúde e a saúde do planeta.

A inovação e a criação de técnicas de rastreabilidade e de personalização dos produtos serão fundamentais para lançar o setor agroalimentar no futuro.

Atualmente, os consumidores já privilegiam produtos e serviços que promovem o seu empoderamento na tomada de decisão e que protegem os valores que defendem, preferindo insígnias que apelam ao sentido de comunidade (por contraponto ao individualismo) e que respondem a preocupações que são de todos, como as alterações climáticas.
Valorizam, pois, marcas que lhes permitam ter controlo sobre os ingredientes, sobre o impacto que têm na sua saúde e bem-estar (que permitam, de forma saudável, gerir o stresse e o peso, assim como fortalecer o sistema imunitário e os níveis de energia), e ainda sobre os valores morais que professam (nomeadamente práticas de comércio justo e de sustentabilidade).
Os consumidores estão igualmente mais disponíveis para optarem por produtos alimentares que promovam rotinas e permitam relaxar e mitigar a ansiedade.

What’s next | Ser transparente e responsável

É expectável que as empresas passem a fornecer informação atualizada sobre o progresso relacionado com as suas políticas a longo prazo (ou a admitir quando falham os seus objetivos).
A validação do impacto destas políticas, através de auditorias realizadas por entidades terceiras ou medido de acordo com sistemas de rating certificados, será cada vez mais relevante para os consumidores. Como tal, as marcas devem:

– Criar uma comunicação honesta e levá-la para o próximo nível, indicando de forma precisa qual o roadmap em termos de objetivos estratégicos, éticos e ambientais que pretendem atingir num determinado período de tempo.

– Promover maior transparência através de sistemas de medição padronizados que avaliem impacto nutricional dos produtos na saúde. Cada vez mais marcas irão optar por incluir nos seus rótulos informação como o Nutri-Score, um sistema de avaliação de perfis nutricionais que se encontra na frente das embalagens e que, através de cores e de letras, identifica a classe nutricional de determinado produto.

– Associar o preço dos produtos à qualidade, valores e princípios éticos. A estratégia de pricing deve estar aliada aos compromissos assumidos pelas empresas. Por exemplo, as marcas podem lançar iniciativas que permitam aos consumidores escolher o que desejam pagar aos fornecedores; ou indexar os preços a determinadas estatísticas. É o que já faz, por exemplo, a Colorado, uma marca brasileira de cerveja, que lançou uma edição especial de garrafas, a Colorado Brazil, com preços dinâmicos indexados às taxas de proteção da Amazónia.

– Criar uma proposta de valor de vá ao encontro das reivindicações emergentes. De acordo com um inquérito realizado pela Mintel, com a Kantar, em diversos mercados europeus, os consumidores consideram relevante, com praticamente o mesmo grau de importância, temas como as embalagens eco friendly; a conservação da natureza; o bem-estar dos produtores e dos trabalhadores; o bem-estar e proteção animal; a qualidade e gestão da água; a redução da pegada carbónica.

DIVERSÃO EM TODO O LADO

Depois dos confinamentos forçados, os consumidores estão ansiosos por sair e abraçar novas experiências, testar limites e explorar novas situações. Assim, as marcas alimentares têm de ir ao encontro dos seus anseios e disponibilizar produtos que ofereçam diversão e alegria, amplificando sabores, cores, texturas e aromas e que promovam interatividade com os alimentos e bebidas – seja através da formulação dos produtos, das campanhas publicitárias ou do design, por exemplo. Foi o que fez a última campanha da Absolut Vodka, com o Absolut Movement, uma coleção limitada de garrafas cheia de cores e espirais, que celebra o espírito de “mixing together”.

Também a marca de chocolates Kit Kat quis oferecer momentos de diversão ao lançar, no mercado brasileiro, a edição limitada “Kit Kat Now United”, em parceria com a banda musical Now United (constituída por elementos de diferentes geografias mundiais), que, além de um packaging inovador (com 12 barras de chocolate de cores diferentes, que representam os valores do grupo musical), inclui também uma música e videoclipe.

Até os produtos e experiências alimentares mais simples podem oferecer momentos de alegria, prazer e evasão. Como lembra o estudo da Mintel, “a comida e a bebida não se podem dar ao luxo de serem aborrecidas”, já que as diversas auscultações que têm feito aos mais variados mercados comprovam que os consumidores procuram ingredientes diferentes e experiências únicas promovidas pelas marcas que consomem.

As empresas têm, por isso, de ajudar os consumidores a divertirem-se com a comida – é o caso da Barilla, empresa de origem italiana, hoje presente em mais de 100 países com as suas massas e molhos: em 2021, lançou no Spotify diversas playlists de músicas que têm o exato tempo de cozedura das massas, estimulando os clientes a transformarem estes momentos em atividades alegres, como dançar.

What’s Next | Explorar oportunidades imersivas

Existem muitas oportunidades para gamificar as atividades quotidianas e estabelecer presença no metaverso, o mundo virtual que replica a realidade através de dispositivos digitais. Simultaneamente, fazendo o caminho inverso, as marcas podem ajudar as pessoas a reconectarem-se com o mundo real e com o tangível, oferecendo experiências que não podem ser replicadas facilmente online.

– Gamificar a comida e a bebida: Serão cada vez mais as marcas presentes no mundo virtual, com presença no metaverso e em videojogos populares, como o Fortnite, e que vão usar cada vez mais a linguagem e o design inspirados no mundo digital para atraírem uma nova geração de consumidores.

– Oferecer experiências reais para fugir ao Metaverso: Para fugir à perfeição do mundo digital, os consumidores vão também procurar experiências mais tangíveis e únicas. Assim, as marcas tenderão a encorajar as pessoas a meterem as “mãos na massa”, a cozinharem a partir de kits refeição, que fomentam as suas capacidades culinárias e que são educativos. Os consumidores procurarão reconectar-se com a natureza, procurando cultivar parte dos seus alimentos (também em kits caseiros ou hortas urbanas, altamente tecnológicas).

ESPAÇOS FLEXÍVEIS

Também como reação aos longos períodos de tempo que, nos últimos dois anos, tiveram de passar fechados em casa, os consumidores querem explorar novos locais, pelo que as marcas alimentares e os serviços de restauração devem criar espaços multifuncionais e criativos onde as pessoas se possam relacionar, comprar e comer, presencialmente ou online.

Durante 2022, as nossas casas vão continuar a ser os nossos “santuários”, por uma questão de proteção e saúde pública, já que a pandemia ainda não acabou, mas também porque o teletrabalho veio para ficar.
Assim, as marcas alimentares e a restauração vão ter de oferecer experiências diferentes para atrair os consumidores e levá-los a sair de casa.

As empresas terão de fornecer momentos de contacto com os consumidores em casa, fora de casa e online. Num estudo de mercado promovido pela Mintel no mercado alemão, 48% dos consumidores de serviços de entrega ao domicílio e takeaway, com idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos, dizem que gostariam que os restaurantes investissem na sua presença em vending machines, através da disponibilização de refeições preparadas; 24% dos consumidores espanhóis que cozinham em casa, entre os 16 e 24 anos, estão interessados em ter aulas virtuais de culinária que enviam um kit de ingredientes com receita.

Da mesma forma, os consumidores consideram que as empresas de distribuição alimentar devem oferecer outras funcionalidades, que não podem ser replicadas online: no Reino Unido, num inquérito promovido junto de internautas com mais de 16 anos, metade (53%) referiu que estes espaços – mercearias, supermercados, etc. – deveriam ser igualmente pontos de reciclagem de produtos usados e embalagens; 22% afirmaram que deveriam ser locais de demonstração/configuração tecnológica; e 20% disseram que deveriam oferecer workshops.

What’s Next | Celebrar as identidades

As marcas alimentares, de bebidas e de restauração podem criar novos conceitos, como lojas pop-up ou ambientes digitais, onde possam interagir com uma base de consumidores mais diversa e heterogénea.

– Criar espaços que celebrem identidades únicas e, ao mesmo tempo, liguem indivíduos com os mesmos interesses: Nos próximos anos, a Mintel prevê que os consumidores procurem espaços físicos e online onde podem celebrar as suas características e identidades únicas.
As marcas alimentares deverão estar focadas na criação de espaços inclusivos que sejam projetados para unir fãs apaixonados pelas insígnias e, simultaneamente, dar resposta a necessidades de consumidores de nicho. Estes locais serão fóruns onde estes “embaixadores da marca” se podem conhecer, criando “micro-comunidades”;

– As empresas devem preparar-se para expor as suas marcas aos mundos analógico e digital: À medida que o desenvolvimento tecnológico avança, a coexistência entre os mundos analógico e digital será cada vez mais harmoniosa, com os consumidores a movimentarem-se, sem esforço, entre estas duas realidades – o que, naturalmente, cria novas possibilidades em termos de branding.
A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada irão entrar, de forma irreversível, no mundo dos alimentos, das bebidas e da restauração, permitindo aos consumidores, por exemplo, aprenderem virtualmente novas técnicas culinárias, visitarem os campos de cultivo dos alimentos que consomem ou jantarem com amigos sem saírem do seu sofá.

2022 Food & Drink Trends

A apresentação do estudo 2022 Food and Drink Trends decorreu num evento promovido pela PortugalFoods e que contou com a participação de players do setor agroalimentar.
Anualmente, a associação divulga as tendências de inovação que estão a marcar o agroalimentar, corporizando aquela que é a sua missão: reforçar a competitividade das empresas do setor agroalimentar através do aumento do seu índice tecnológico, promovendo a produção, transferência, aplicação e valorização do conhecimento orientado para a inovação.

As tendências de inovação para o setor agroalimentar em 2022

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Alentejo: Exportações dos Vinhos do Alentejo atingem recordes em 2021

Próxima Publicação

Mais tempo para submeter a sua candidatura aos apoios à instalação e ao investimento de Jovens Agricultores

Artigos Relacionados

zero
Últimas

Dia da sobrecarga chega 23 dias mais cedo a Portugal

05/05/2025
Últimas

Bioestimulante desenvolvido pela Tecniferti e o Laboratório de Rhizobactérias da Universidade de Aveiro demonstra resultados promissores na produção de nogueira

04/05/2025
Nacional

Sem compradores, 20 toneladas de morangos vão para o lixo no Algarve

04/05/2025
Próxima Publicação
PDR2020

Mais tempo para submeter a sua candidatura aos apoios à instalação e ao investimento de Jovens Agricultores

Opinião

Jose Mesquita Milheiro
Últimas

Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

por José Mesquita Milheiro
04/05/2025

Ler mais
Últimas

Semear futuro

por João Costa
27/04/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

zero

Dia da sobrecarga chega 23 dias mais cedo a Portugal

05/05/2025
IPMA

Tornados no Alentejo 2 de maio

02/05/2025
Advertisement

Eventos

Maio 2025
STQQSSD
    1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
« Abr   Jun »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.