A Ucrânia anunciou hoje que já exportou 1,3 milhões de toneladas de produtos agrícolas desde agosto pelo Mar Negro, apesar das ameaças russas de ataques aos navios que circulem na zona.
“Quatro navios dirigem-se para o Bósforo, 11 navios entraram nos portos de Odessa para serem carregados”, informou o ministro das Infraestruturas ucraniano, Oleksandre Koubrakov, na rede social X.
Os navios em questão vão “exportar cerca de 130 mil toneladas de cereais e 10 mil de metal para países de África, Ásia e Europa”, detalhou.
“No total, 62 navios usaram o corredor marítimo, dos quais 37 já exportaram 1,3 milhões de toneladas de produtos agrícolas ucranianos e outras mercadorias”, quantificou Koubrakov.
A Ucrânia criou em agosto um corredor marítimo entre os seus portos no sul e o Bósforo algumas semanas depois de os russos terem saído de um acordo entre os dois Estados – criado sob a égide da ONU e da Turquia” -, vital para a segurança alimentar mundial.
Este acordo tinha permitido a exportação pelo Mar Negro, ao longo de um ano, de quase 33 milhões de toneladas de cereais e outros produtos alimentares russos.
Por seu lado, a Federação Russa ameaçou atacar todos os navios que partissem ou chegassem aos portos controlados por Kiev.
Em agosto e setembro, os russos bombardearam as infraestruturas cerealíferas e portuárias ucranianas, enquanto afirmavam que apenas atingiam alvos militares.