
A Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) e a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS) apresentam o projeto ValorCer, amanhã, dia 4 de setembro, às 15h, na Estação Experimental António Teixeira em Coruche.
Na sessão de lançamento do ValorCer – que pretende criar valor na fileira dos cereais, da produção ao retalho –, estarão presentes José Pereira Palha (presidente da ANPOC), Jorge Neves (presidente da ANPROMIS), Fernando Carpinteiro Albino (presidente do Clube Português dos Cereais de Qualidade) e Eduardo Diniz (diretor do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral).
As atividades desta iniciativa estão alinhadas com as medidas para a Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais e decorrem de uma candidatura ao Alentejo 2020, recentemente aprovada.
Depois da Sessão de Abertura o programa contempla uma breve apresentação do projeto ValorCer | Ações e objetivo (Astride Sousa Monteiro – ANPOC) e um Ponto de Situação da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais (Luís Souto Barreiros – coordenador do Grupo de Trabalho para a Implementação da Estratégia). Às 15h40 Nuno Manana (Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral) aborda a Interprofissional da fileira dos cereais | Que desafios?.
Para as 16h00 está agendada a mesa redonda: “A importância de valorizar a produção nacional de cereais”, com a participação de Eduardo Diniz (diretor do GPP), Fernando Carpinteiro Albino (presidente do Clube Português dos Cereais de Qualidade), Jaime Piçarra (secretário-geral da IACA), Pedro Monteiro (presidente da Casa do Arroz) e Rui Castro Fontes (presidente da APIM).
Às 16h30 realiza-se a sessão de encerramento, sob responsabilidade de José Pereira Palha (presidente da ANPOC).