|
|
|
|
|
– 15-09-2008 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Vinho: Vendas de Madeira dever�o manter-se estáveis em 2008, nos 16,5 MEAs vendas de Vinho da Madeira em 2008 dever�o manter-se estáveis, face ao ano anterior, nos 3,7 milhões de litros, o equivalente a 16,5 milhões de euros, estimou o presidente do Instituto do Vinho da Madeira. Em entrevista � agência Lusa, Paulo Rodrigues disse, no entanto, esperar "ganhos de qualidade" que dever�o alavancar o pre�o por litro do Vinho da Madeira, actualmente, em média, a rondar os 4 euros. Produzido h� cerca de 600 anos, o Vinho da Madeira beneficia de ser produzido numa regi�o com caracterásticas singulares que permitem a cultura da vinha em toda a ilha da Madeira e Porto Santo. No total, são cerca de 400 hectares de vinha para a produ��o de vinho licoroso de qualidade produzido na regi�o determinada (VLQPRD Madeira) e de Vinho de Qualidade Produzido em Regi�o Determinada (VQPRD Madeirense), explicou. O vinho de mesa � um produto mais recente, mas no qual a regi�o tem vindo a apostar nos �ltimos anos, nomeadamente para fins tur�sticos e de liga��o � gastronomia local. As castas mais utilizadas e com maior tradi��o na produ��o de vinho madeirense são o Sercial, o Verdelho, o Boal, a Malvasia e a Tinta Negra. Fran�a � o principal mercado do Vinho Madeira, com 1,3 milhões de litros vendidos em 2007, seguido do Reino Unido (355 mil litros), Alemanha (329 mil), Jap�o (195 mil) e EUA (193 mil). Mas o mercado regional � Também "muito importante", frisou o presidente do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, j� que se trata do segundo mercado de vendas (547 mil litros), assim como os novos mercados na Europa, como a Hungria ou a Pol�nia "que se estáo a tornar mercados interessantes". Para Paulo Rodrigues, o balanão do ano �, portanto, "muito positivo", com v�rios prémios recebidos "que são o reconhecimento do esfor�o tecnol�gico que se tem feito na produ��o de vinho". O Vinho da Madeira está assim, de acordo com o respons�vel, em equil�brio entre o que se vende e o que se produz, depois de nos �ltimos anos ter havido uma reestrutura��o dos sistemas de produ��o, com recurso a novas tecnologias. "O esfor�o para manter a qualidade de um produto exclusivo tem vindo a ser continuado e o balanão � positivo", sublinhou. Segundo Paulo Rodrigues, a viticultura � assim na regi�o da Madeira um sector "vivo e sustent�vel", onde trabalham perto de 1.600 viticultores. Beneficiados por esta actividade ficam Também a paisagem singular da ilha, o turismo e as tradi��es. "não h� Madeira sem vinho da Madeira", frisou o presidente do instituto. "O sector prim�rio � o grande sustent�culo do turismo da regi�o. As pessoas v�m c� para ver as paisagens e a Madeira � cada vez mais relacionada com a natureza", sustentou.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |