|
|
|
|
|
– 10-10-2008 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Vinhos: adega l�der na produ��o de Alvarinho investe 6,5 ME na amplia��o das instala��esA Adega Cooperativa de Mon��o, l�der na produ��o e comercializa��o de vinho Alvarinho, assinala s�bado o 50� anivers�rio com a inauguração da quarta fase da amplia��o das instala��es, um investimento de 6,5 milhões de euros. Segundo fonte da direc��o, este investimento permitiu criar estruturas f�sicas para a recep��o das actuais quantidades de uvas e a sua vinifica��o, armazenamento e engarrafamento. Foi Também criado um novo laboratério para controlo de qualidade e apoio � produ��o e � Inovação tecnol�gica e uma cave destinada � produ��o de espumantes. "Estes investimentos estratégicos possibilitaram a criação de condi��es f�sicas que tornam poss�vel o posicionamento da Adega Cooperativa de Mon��o como uma das mais modernas e rent�veis do país", sublinhou a fonte. Paralelamente, a adega tem em curso uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) do Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP), no valor de 2, 6 milhões de euros, que visa a constru��o de um armaz�m de produto acabado, linha completa para espumantes, melhorias no frio, investimentos em equipamento de laboratério e em fermenta��o de vinho branco. O objectivo deste novo investimento � "iniciar a produ��o de espumante em escala e dotar a Adega Cooperativa de Mon��o de maior flexibilidade produtiva". Fundada em 1958, por 25 viticultores, a Adega de Mon��o conta actualmente com mais de 1700 cooperantes. A sua evolu��o tecnol�gica e social reflectiu-se Também na produ��o, representando um crescimento cont�nuo: em 1990 facturava 1,5 milhões de euros, enquanto que em 2007 as vendas atingiram o maior valor de sempre, cerca de 12,2 milhões de euros. Um valor que equivale a 50 por cento do total facturado pelo sector cooperativo da regi�o dos vinhos verdes. A exportação � cada vez mais o destino do vinho da Adega de Mon��o, que j� chega "em for�a" a países � Alemanha, Fran�a, Brasil, Estados Unidos e Angola, os seus principais mercados externos. A marca Muralhas de Mon��o � a terceira em volume de vendas da regi�o dos vinhos verdes, sendo l�der dos verdes no segmento horeca, ou seja, em restaurantes e hot�is. A marca Deu-La-Deu � l�der nos alvarinhos, sendo Também a primeira nos vinhos de casta engarrafados na regi�o dos vinhos verdes. Em 2007, a adega lanãou tr�s novos produtos: espumante tinto e Alvarinho (branco) e um vinho Ros�. Na colheita deste ano, a casta Alvarinho desceu quatro por cento em rela��o � produ��o de 2007, que por sua vez j� tinha conhecido uma quebra de 26 por cento em rela��o a 2006. No entanto, a maior quebra, na ordem dos 22 por cento, registou-se na casta trajadura, enquanto que na tinta se estima uma diminui��o de 15 por cento em rela��o � última colheita.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |