|
|
|
|
[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ] |
– 25-02-2008 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Vinhos: Imprensa chinesa destaca marcas, castas e colheitas portuguesasO maior jornal em l�ngua inglesa de Xangai, centro econ�mico e financeiro da China, p�e em destaque os vinhos portugueses poucas semanas depois de uma ac��o de promo��o da Viniportugal na metr�pole chinesa. Com o t�tulo "O novo mi�do no bairro dos vendedores de vinho", o Shanghai Daily acolhe de bra�o abertos a ac��o que a associa��o para a promo��o dos vinhos portugueses desenvolveu em Xangai a 01 de Fevereiro, afirmando mesmo que se tratou de "um gosto do que está para vir" no mercado chin�s, onde "os amantes de vinho ainda sofrem alguma frustra��o com a pouca oferta disponível.". "O grupo veio trazer algo de diferente a esses paladares fatigados", diz o jornal. O Shanghai Daily afirma Também que os vinhos que a Viniportugal trouxe a Xangai são um acompanhamento "maravilhoso" para a culin�ria chinesa, dadas as suas caracterásticas leves e frutadas. O jornal, que destaca a oferta das marcas J Portugal Ramos (Conde de Vimioso 2005) e Finagra (Espor�o Reserva 2005), guarda no entanto os maiores elogios para o moscatel de Favaios, que considera "excelente". "O Vintage de 1975 da Adega Cooperativa de Favaios � simplesmente de perder a cabe�a", diz um Shanghai Daily em �xtase, "com a sua maturidade aveludada e a sua turba de sabores a ervas arom�ticas e a citrinos". No entanto, a cr�tica aos vinhos portugueses do Shanghai Daily não se faz s� de elogios e guarda o úniconico reparo negativo para o Brutalis 2005, das Caves Vidigal. ‘� um vinho de piada. Uma garrafa grande de castas Alicante bouschet e cabernet sauvignon selada a borracha…uma pessoa teria vergonha de levar tal marca � mesa", diz o jornal. Sublinhando que os primeiros sinais são animadores, o Shanghai Daily conclui a cr�tica perguntando se o mercado chin�s está j� maduro o suficiente para que os vinhos portugueses consigam conquistar um nicho no país. O consumo m�dio anual de vinho na China � de 0,3 litros por pessoa, contra uma média mundial de sete litros por pessoa e uma média de 45 litros por pessoa em Portugal, segundo os dados do sector. "Com mais de 200 varietais ind�genas, os vinhos de Portugal podem chegar demasiado cedo para um mercado que ainda se esfor�a para ver as diferen�as entre o cabernet sauvignon e o cabernet franc", afirma o jornal. "Com touriga nacional, tinta pinheira, trincadeira e quejandos, o consumidor local dever� ficar confuso e pedir antes uma cerveja", conclui o Shanghai Daily. Apesar das confus�es e das cervejas, os chineses estáo no entanto a encher cada vez mais os copos de vinho numa tend�ncia que, segundo estudos do sector, dever� continuar. Uma recente pesquisa de mercado da consultora IWSR (International Wine and Spirit Record) prev� um aumento de 70 por cento no consumo chin�s de vinho entre 2006 e 2011, no que tornar� a China no oitavo maior mercado mundial.
|
[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ] |
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |