A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai realizar duas provas de vinhos nacionais nos Estados Unidos da América. A entidade, responsável pela marca “Wines of Portugal”, afirma que estas provas «visam potenciar novas oportunidades de negócio para os produtores portugueses com distribuição no mercado», «destinam-se a profissionais do sector, desde distribuidores, importadores, retalhistas, sommeliers, food and beverage managers e órgãos de comunicação social especializados em vinho e gastronomia» e «serão também direccionadas para o consumidor final.
No dia 4 de Abril, tem lugar uma prova em Atlanta, que, segundo a ViniPortugal, irá contar com a presença de 75 a 100 profissionais e igual número de consumidores. No dia 7 de Abril, realiza-se uma prova em Boston, na qual se espera a participação de 150 profissionais e 150 consumidores.
As provas vão decorrer entre as 11h00 e as 20h00. A ViniPortugal indica que o programa inclui ainda um seminário com degustação de vinhos em ambas as cidades, dirigido a profissionais do sector. A par disso, «através de uma parceria estratégica com a Wine.com, será promovida a compra de vinhos portugueses já listados na plataforma, através de um destaque especial no site e na prova destinada ao consumidor final».
A ViniPortugal refere que estas provas são uma forma de continuar a «reforçar a internacionalização e notoriedade dos vinhos de Portugal. «Os Estados Unidos continuam a ser um dos mercados prioritários para os Vinhos de Portugal. Num momento em que a administração norte-americana quer impor novas tarifas aos vinhos europeus, é ainda mais importante reforçar o posicionamento dos vinhos portugueses neste mercado. Estas iniciativas são fundamentais para fortalecer a presença das nossas marcas, estimular novas oportunidades comerciais e consolidar a imagem de Portugal como um produtor de vinhos de excelência», diz Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.