As 16as Jornadas Internacionais do Hospital Veterinário Muralha de Évora acolhem a estreia, em Portugal, do documentário “World Without Cows” que visa responder à pergunta: “viveríamos melhor num mundo sem vacas?”
Os jornalistas Michelle Michael e Brandon Whitworth filmaram o mundo rural, ao longo de três anos, em mais de 40 locais diferentes no planeta. Do interior dos Estados Unidos, passando pela Irlanda, Quénia, Índia, Brasil, Singapura e outros, esta viagem convida os espectadores a refletirem sobre o significado cultural, social e económico das vacas, assim como, o seu contributo no combate aos eventos climáticos extremos que têm afetado o nosso planeta.
Através de entrevistas a agricultores, criadores de gado, cientistas e académicos, o documentário mostra as formas complexas e surpreendentes de como as vacas impactam o nosso mundo, não descurando o seu papel fundamental na nutrição humana, e as consequências da sua ausência. A abordagem documental que assenta em pressupostos científicos analisa os desafios de alimentar uma população global em crescimento, o valor essencial da proteína animal e a complexa relação entre o gado e o ambiente, incluindo o seu impacto na biodiversidade, na saúde do solo e na captura de carbono.
O testemunho de Joel Saitore Gilisho, guerreiro Maasai, entrevistado no Quénia, deixa bem claro a componente identitária da criação de gado, a relação que esta tribo tem com as vacas e todo o contexto que lhes permite estarem vivas e saudáveis cumprindo vários propósitos. “Atrás de cada homem Maasai há uma vaca. Não consigo viver sem elas. São parte da nossa existência e um dos nossos propósitos”, partilha no documentário que será transmitido, na íntegra e pela primeira vez em Portugal, no dia 15 de março às 15h00, na Sala Alter Real do Hotel Vila Galé, em Évora, mediante inscrição no website do evento.
https://jornadas.hvetmuralha.pt/world-without-cows/
Destacamos, ainda, a apresentação do livro “Razões para ser omnívoro. Pela tua saúde e a do planeta” de Juan Pascoal. Integrado na Mesa-Redonda com o título “Sustentabilidade da Produção de Carne”, no dia 14 de março às 16h00, o veterinário, com mais de 25 anos de experiência internacional na indústria farmacêutica animal, vem apresentar a sua mais recente obra, onde mostra, com evidência científica, a importância de consumir carne na nutrição humana, assim como, o impacto positivo que a criação de gado tem no ambiente e na sustentabilidade das sociedades.
Fonte: 16as Jornadas Internacionais do Hospital Veterinário Muralha de Évora